Produção de Cachaça

Plantação

Na elaboração da Cachaça Ipê são utilizadas somente canas sadias, no ponto exato de maturação. Para isto, utilizamos canas com maturação precoce, média e tardia. A cana é cortada manualmente, uma a uma, o ponteiro (parte superior com as folhas verdes) e a palha são retirados e enviados à moagem. Após o corte, são feitos tratos culturais para garantir a continuidade da qualidade ao longo dos anos

Contamos com assessoria técnica especializada e boas práticas de cultivo e preservação do meio ambiente.

Extração do Caldo

Após o corte, as canas são enviadas a seção de moagem para retirada do caldo. O sistema de moagem consiste de um terno de moagem, com extração de 70% do caldo presente.

O caldo extraído passa por um processo de decantação e filtragem para retirada de impurezas (bagacilho – bagaço de pequeno tamanho gerado na moagem), a concentração de açúcar e a temperatura são corrigidas e então este é enviado à fermentação.

O bagaço remanescente é utilizado para queima na caldeira, para geração de energia para o processo de destilação e também para alimentação de gado bovino.

Fermentação

A fermentação é uma das principais etapas do processo de produção da Cachaça Ipê. É na fermentação que os açúcares presentes no caldo de cana serão transformados em etanol e uma infinidade de compostos que darão parte do sabor e aroma.

A fermentação é realizada em tanques de aço inoxidável, com temperatura controlada, com a finalidade de maximizar a produção destes compostos. Medidas constantes garantem a perfeita condução do processo de fermentação. Findo o processo de fermentação, o caldo fermentado é enviado para a destilação.

Destilação

A destilação é a etapa de aquecimento do caldo fermentado para obtenção da cachaça. Utilizamos alambiques de cobre, o cobre tem a propriedade de catalisar reações que melhoram enormemente a qualidade da cachaça.

O aquecimento dos alambiques é feito utilizando vapor produzido por uma caldeira, que utiliza o bagaço da própria cana como combustível. Este tipo de aquecimento garante um aquecimento uniforme e constante, diferentemente de alambiques que utilizam fogo direto, gerando assim uma cachaça de qualidade superior.

Na destilação temos uma concentração dos componentes de aroma e sabor contribuindo assim para a qualidade do produto final.

Envelhecimento

A cachaça proveniente da destilação é envelhecida em tonéis de madeira: Amburana, Bálsamo, Carvalho, Ipê amarelo, Ipê roxo, Jequitibá rosa e Pereira.

Neste processo, temos uma redução do grau alcoólico, extração dos componentes da madeira e uma série de mudanças que vão alterar beneficamente o sabor e aroma da Cachaça Ipê. Cada madeira contribui para uma característica peculiar – cor, sabor, aroma.

Uma verdadeira experiência de sabor para os que buscam uma das melhores cachaças do Brasil.

Controle de Qualidade

Todas as etapas de produção passam por um rigoroso controle de qualidade.

Análises clássicas, instrumentais e sensoriais, realizadas na própria destilaria, desde a matéria prima até o produto acabado, garantem sua qualidade total.

Tudo isso para que nossos consumidores tenham a certeza de consumir uma cachaça rigorosamente pura.